O melhor dos dois mundos!

Case Contábil - O processo da Transformação Digital

Wed Jun 16 00:00:00 BRT 2021

O processo de transformação digital (migração para a nuvem) é um movimento que já vinha ganhando força, dado a praticidade de criação dos ambientes e os custos que ficaram mais acessíveis.


Com a pandemia, a necessidade de trabalhar fora da empresa ficou eminente e de forma improvisada cada empresa foi buscando mecanismos de permitir que os funcionários trabalhassem em home office. Diante deste contexto, soluções profissionais começaram a ser procuradas, uma vez que era necessário oferecer segurança para manipular as informações.


A Audicor Auditoria e Contabilidade precisou conduzir grande parte de seus colaboradores para o trabalho remoto, viabilizando uma estrutura de home office, onde o acesso remoto ao ambiente de rede foi o desafio a ser superado. Usar um ambiente em nuvem foi um caminho natural (tendência tecnológica) e alinhado ao modelo de gestão da empresa.


A grande dificuldade deste projeto ficou por conta do comportamento dos sistemas Contábeis em ambiente de nuvem, uma vez que grande parte destes sistemas são concebidos para funcionamento em modo desktop. O estudo destas demandas proporcionou como solução para a Audicor um cenário onde os sistemas encontram-se em nuvem, todavia funcionando de forma transparente com o acesso da rede e agora estando desacoplado completamente dos servidores locais da empresa.

Segue um diagrama simplificado do modelo implantado:

Neste modelo, com os sistemas virtualizados em um ambiente de nuvem privada, o acesso pode ocorrer tanto através da estrutura da empresa, quanto de localizações remotas (teletrabalho).

Podemos citar como benefícios deste modelo de ambiente:

· Menor quantidade de manutenções com sistemas virtualizados diretamente em nuvem, dispensando a aquisição de servidores;

· Simplificação do ambiente local – Links dedicados, nobreaks, ar-condicionado para o datacenter deixam de ser requisitos primários na rede local;

· Acesso seguro e simplificado dos colaboradores através de sistema de VPN criptografado;

· Desempenho elevado devido aos servidores virtuais possuírem discos em base SSD;

· Estrutura de backup em datacenter, diminuindo investimentos com backup na rede local;

· Maior disponibilidade da infraestrutura de sistemas, devido a autonomia da nuvem com relação a links de internet, energia elétrica e outros fatores relacionados.

 

Com este caso de sucesso, tivemos a oportunidade de contribuir para uma expressiva melhoria tecnológica bem como flexibilização do ambiente de trabalho da Audicor Auditoria e Contabilidade.

Confira abaixo o depoimento do Diretor da Audicor, Robson Raul de Morais:

A AUDICOR nos últimos anos vem planejando e investindo na transformação digital. Nosso projeto piloto iniciou por uma necessidade de um de nosso colaboradores ter que trabalhar em HOME OFFICE. Desta forma, JUNTAMENTE com o nosso parceiro MSI TECNOLOGIA começamos a validar performance e segurança nesta modalidade. No decorrer desta jornada começamos a replicar este modelo e em ato contínuo readequando processos e investindo em tecnologia de Alto Nível.

Em Março de 2020 devido a nova necessidade em função da Pandemia causando o caos total em muitas das empresas nós da AUDICOR conseguimos de um dia para o outro viramos a chave e alocarmos todo o nosso TIME trabalhando em HOME OFFICE, conseguindo atender toda a nossa carteira de clientes em sua plenitude.