O melhor dos dois mundos!

Como gerenciar a cibersegurança em um negócio?

June 22, 2022

Hoje em dia, ter uma conexão à internet, mesmo em poucas máquinas, pode tornar seu negócio vulnerável a ciberataques, devido a isso nos dá MSI trouxemos esse conteúdo com algumas dicas para melhorar a cibersegurança do seu negócio.

Tenha senhas fortes.

Ter uma senha forte é imprescindível para a segurança de suas máquinas e seus dados, porém uma senha forte na maioria das vezes consiste em um conjunto de caracteres incluindo números, letras e símbolos que muitas vezes torna-se impossível de se decorar.

 

Para isso, uma solução é usar um gerenciador de senhas, pois ele permite armazenar diversas senhas de forma criptografada para que você não precise lembrá-las. Você pode acessar todas as suas senhas usando uma senha mestra forte.

 

O gerenciador de senhas também ajudará a criar senhas fortes e seguras fugindo do padrão “123456” e outros padrões de fácil acesso.

 

Os gerenciadores de senhas funcionam em todos os seus dispositivos Windows, Mac, Android e IOS e, nós da MSI tecnologia podemos indicar qual o melhor do mercado com opções como ( Google, Apple, Microsoft, 1Password e muitos outros).

Utilize autenticação de múltiplos fatores .

 

A autenticação de dois fatores (2FA) ou múltiplos fatores (MFA) é um método de estabelecer acesso a uma conta online ou sistema de computador que exige que o usuário forneça dois ou mais tipos diferentes de informações, seja para acessar o email corporativo, a rede da empresa ou a pasta de backup.

 

O primeiro fator geralmente é um usuário e senha sendo necessário um segundo fator de autenticação(2FA), que pode ser um código recebido por um aplicativo no smartphone (como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator), um dispositivo físico (como aqueles tokens usados por bancos tempos atrás que geram números aleatórios ou soluções mais modernas, como o YubiKey, que se conectam ao computador via USB e geram os números de autenticação). Pode ser também autenticado em multifatores(MFA) que como o nome já diz é um conjunto que inclui diversas etapas de autenticação implementando mais camadas de segurança para o acesso de dados ou sistemas considerados sensíveis ou críticos.

 

Existe uma outra opção de 2FA, mas menos recomendado, é aquele que envia mensagens SMS para um número de celular. É uma solução suscetível a golpes e falhas, já que o SIM card de um smartphone pode ser instalado em outro aparelho – ou a linha duplicada por pessoas mal-intencionadas.

Controle o privilégio de seus sistemas. 

A gestão de TI bem feita controla os acessos aos sistemas e dispositivos da empresa, incluindo os direitos do que cada colaborador pode ver, editar, copiar e controlar dentro da rede. Quanto menos pessoas com direitos de administrador, menor a chance de invasão – por meio de engenharia social – ou vazamento de dados (algo que não queremos por conta da LGPD, que protege os dados dos clientes).

Sempre atualize seus sistema e aplicativos.

Sistemas operacionais, softwares, aplicativos – tanto no computador ou no smartphone da empresa – precisam sempre estar atualizados. 

E, como sempre, mantenha o backup em dia – seja armazenado em cópia local ou na nuvem.

Gostou da dica, quer entender melhor ou aplicar tais dicas no seu negócio? 

A MSI Tecnologia possui uma equipe especializada para entender quais os melhores modelos e estratégias para seu negócio entre em contato conosco para saber mais.