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Código de Conduta

Introdução

O Código de Conduta é um guia, com parâmetros a serem seguidos por todos os integrantes - diretores, executivos, funcionários da MSI e terceiros, como consultores, agentes e fornecedores, quando agirem em nome da MSI.

Justamente por abordar questões comportamentais e morais, não exaure todas as situações.

Com intuito de manter e garantir uma análise isenta e neutra da situação de quebra ou desvio deste Código você deve recorrer ao seu líder imediato ou usar os demais canais descritos neste documento.

Sendo confirmada a violação, a empresa reserva-se o direito de penalizar disciplinarmente os colaboradores que infringirem as normas do Código de Conduta.

Princípios Éticos e Valores Fundamentais

A MSI tem o como princípio o comprometimento com o cliente, além de estar focada em valores como pessoas, confiabilidade, trabalho em equipe e disciplina.

Cada um de nós tem o dever de zelar pela reputação de honestidade e integridade de nossa empresa, através de nossas atitudes.

Obedecemos a todas as leis, sejam elas locais, regionais ou nacionais. Violações das leis podem resultar em prejuízos significativos, incluindo a aplicação de penalidades financeiras, negação de privilégios de contratação com o governo, prisão pela prática de atividades criminosas e danos aos nossos negócios e aos nossos relacionamentos.

Tomada de Decisão 

Caso você se depare com alguma situação duvidosa, que exija uma tomada de decisão, busque fazer algumas perguntas:

Se você não tiver certeza sobre qualquer uma das respostas, pergunte.

Se observar algum comportamento desrespeitoso, inadequado, fraudulento, antiético ou ilegal, não deixe de se manifestar. Qualquer questão levantada será tratada pelas pessoas adequadas, de maneira cuidadosa e com confidencialidade.

Canais Para Reportar Inconformidades

Os funcionários devem notificar as suspeitas de comportamento antiético, ilegal ou suspeita imediatamente. A empresa não tolera retaliação contra qualquer pessoa que faça uma denúncia de boa fé em relação a suspeita de má conduta e tratará os relatos de forma objetiva, através de investigação ou auditoria.

Escolha um dos canais:

Sem Retaliação

O compromisso de não-retaliação é um incentivo a denúncia, uma vez que a empresa se preocupa em operar dentro de suas crenças e valores.

Os funcionários que reportarem uma preocupação de boa-fé não poderão ser submetidos a qualquer ação adversa ao emprego, incluindo:

Oportunidades Iguais

A empresa não tolerará discriminação baseada em raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade, orientação sexual, estado civil, deficiência ou qualquer outra classe protegida.

Assédio

Tratar todos os colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios e outras partes interessadas com dignidade e respeito em todos os momentos.

Qualquer tipo de assédio, seja físico, sexual, verbal ou outro, é proibido e pode resultar em ação disciplinar.

O assédio pode incluir ações, linguagem, palavras escritas ou objetos que criam um ambiente intimidador ou hostil de trabalho, tais como:

Assédio Moral

Estamos empenhados em garantir que os nossos funcionários, prestadores de serviços e os nossos clientes trabalham em ambiente seguro e respeitoso, livre de assédio moral. Assim sendo, ações como as listadas abaixo devem ser combatidas:

Segurança da Informação

Devemos proteger a marca MSI, as informações, as pessoas e o nosso negócio com o intuito de construirmos uma empresa melhor e mais robusta.

As informações da empresa, clientes, parceiros, fornecedores ou terceiros são ativos que exigem proteção especial e cada usuário é responsável pela obediência às leis e normas previstas, de maneira a assegurar a proteção contra roubos, danos, revelação e/ou divulgação não autorizada.

Somos individualmente e coletivamente responsáveis pela redução dos riscos à segurança da informação. Caso você tenha atividades relacionadas à segurança da informação, siga os procedimentos antes de prosseguir. Caso tenha ciência de uma falha de segurança, manifeste-se.

Confidencialidade

A empresa e seus empregados devem manter a confidencialidade de todas as informações exclusivas. Informações exclusivas incluem todas as informações não públicas que possam ser prejudiciais para a empresa, seus clientes e parceiros de negócios se divulgadas.

As informações confidenciais podem incluir:

Privacidade

Processamos e protegemos os dados conforme as leis de privacidade de dados. Todos os funcionários assinam um acordo que contém disposições de confidencialidade da informação e de não divulgação.

O que é regulado pelas leis de privacidade de dados? 

Quando alguém nos fornece seus dados pessoais (dados que possam ser associados a uma pessoa identificável), informamos quem está coletando/utilizando os dados, a finalidade pretendida e respeitamos seus direitos individuais aos dados, incluindo os direitos de acesso e correção.

Seguimos os procedimentos de segurança para lidar com suspeitas de violação dos planos de segurança de dados, acesso não autorizado ou divulgação ou perda de dados pessoais.

A empresa e seus funcionários não devem divulgar, sem o devido consentimento, qualquer informação confidencial, pessoal de:

Os funcionários devem armazenar todas as informações pessoais de forma segura, identificando sua criticidade e armazenando apenas durante o tempo que for necessário para os fins a que se foi coletado.

Ao coletar informações pessoais, os empregados devem se limitar apenas aquelas com a finalidade do processamento.

Os funcionários são obrigados a comunicar qualquer violação de privacidade, incluindo a perda, roubo ou acesso não autorizado a informações pessoais, ao seu gerente.

Investigações e Auditorias 

Cooperamos plenamente com investigações e auditorias sempre que requisitado o nosso envolvimento. 

Nunca inicie uma investigação por conta própria, sempre reporte para que os responsáveis possam realizar as investigações necessárias ou autorizar a investigação. 

Identifique e preserve as informações relevantes e proteja as comunicações confidenciais.

Competição, Relações Justas e Antitruste

Embora a MSI possua intensa prospecção de novos negócios, o relacionamento com parceiros de negócios são construídos a partir da confiança e benefícios mútuos e em conformidade com as leis da concorrência / antitruste.

Os funcionários são obrigados a:

Suborno e Pagamentos Facilitadores

A empresa não tentará influenciar o julgamento ou o comportamento de uma pessoa em uma posição de confiança, pagando um suborno ou propina. Isto aplica-se a pessoas no governo e em empresas privadas.

A empresa não permite pagamentos a funcionários do governo ou empresas privadas, a fim de garantir ou acelerar ações rotineiras.

Os funcionários devem:

Presentes e Entretenimento

Os presentes e entretenimento entre parceiros de negócios podem ser maneiras apropriadas para fortalecer os laços e aproximar a relação comercial, contudo podem criar a percepção de que as decisões de negócios são influenciados por eles. A empresa está empenhada em ganhar negócios apenas nos méritos de seus produtos, serviços e pessoas e cumpre com todos os requisitos legais para dar e receber presentes e entretenimento.

Os funcionários devem:

Os funcionários podem aceitar ocasionais presentes pessoais não solicitados, como itens promocionais e podem fornecer o mesmo para os clientes e parceiros de negócios.

Em caso de dúvida, os funcionários devem verificar com a ética e responsável pela conformidade antes de dar ou receber qualquer coisa de valor.

Contribuições Políticas

A empresa não faz contribuições políticas.

Os empregados são livres para apoiar qualquer partido político ou entidade em um nível pessoal. No entanto, este deve ser mantido separado dos negócios da empresa.

Contribuições de Caridade

A empresa pode fazer contribuições de caridade a causas e organizações que não são politicamente afiliadas.

Os funcionários devem verificar com a Direção antes de fazer quaisquer contribuições de caridade em nome da empresa.

Manutenção de Registros

Todos os documentos, bancos de dados, mensagens de voz, mensagens de dispositivos móveis, documentos de computador, arquivos e fotos são registros.

Os funcionários são obrigados a:

Os funcionários nunca devem destruir documentos em resposta a, ou em antecipação a, uma investigação ou auditoria.

Proteção e Uso Adequado dos Ativos da Empresa

A empresa exige que todos os funcionários protejam os seus ativos. Todos os ativos devem ser usados para fins legítimos, de forma eficiente, e apenas para negócios da empresa.

Ativos incluem instalações, veículos, equipamentos, computadores e sistemas de informação, telefones, tempo do empregado, informações confidenciais e proprietárias, oportunidades de empresas e fundos da empresa.

Incidentes suspeitos de fraude, roubo e negligência devem ser comunicados através dos canais para reportar inconformidades.

Lavagem de Dinheiro

A empresa segue as orientações das leis anti-lavagem de dinheiro. A lavagem de dinheiro é o processo de ocultar fundos ilícitos, movendo-os através de empresas legítimas para esconder sua origem criminosa.

Os funcionários são obrigados a comunicar imediatamente quaisquer atividades ou operações incomuns ou suspeitas, tais como:

Informações Privilegiadas

Os funcionários podem obter informações sobre a empresa, colegas, clientes, parceiros de negócios ou outras empresas que não estão disponíveis publicamente. É ilegal para qualquer pessoa usar a informação obtida desta forma para ganho pessoal ou para compartilhar com os outros.

Os funcionários estão proibidos de:

Os funcionários são obrigados a comunicar suspeitas de insider trading imediatamente para o departamento de ética e conformidade.

Saúde e Segurança

A empresa conduz seus negócios de acordo com os requisitos aplicáveis de saúde e segurança e se esforça para melhoria contínua em suas políticas e procedimentos de saúde e segurança.

Todos os funcionários são esperados para realizar o seu trabalho em conformidade com as leis aplicáveis de saúde e segurança, regulamentos, políticas e procedimentos e aplicar práticas de trabalho seguro em todos os momentos, em todos os locais.

Requisitos de segurança e saúde aplicáveis devem ser comunicados aos visitantes, clientes ou contratados em qualquer local da empresa.

Os funcionários são obrigados a comunicar imediatamente acidentes de trabalho, doenças ou condições inseguras, incluindo “quase-acidentes”.

Tecnologia da Informação

A empresa entende que seus funcionários devam ajudar a proteger os equipamentos, computadores e dados contra atos maliciosos de pessoas de dentro ou fora da empresa. Orientações são fornecidas a todos os funcionários para garantir a conformidade com as políticas de segurança do computador.

As salvaguardas da empresa contra acesso indevido por indivíduos ou grupos não treinados nas políticas ou procedimentos da empresa estão documentadas pela equipe de segurança.

A empresa não usa o software que não tem uma licença compatível a finalidade.

Propriedade Intelectual

Protegemos a propriedade intelectual da MSI, assim como honramos a propriedade intelectual de terceiros.

Não permita que qualquer colaborador utilize ou divulgue quaisquer documentos eletrônicos ou físicos de um antigo colaborador, ou de quaisquer terceiros, sem uma permissão expressa por escrito.

Arquivos, documentos e projetos produzidos no exercício de sua função, são de propriedade da MSI e a Direção deve ser consultada antes de qualquer compartilhamento.

Uso da Internet e E-mail

O uso do e-mail corporativo deve ser utilizado de maneira ética e profissional. 

A empresa entende que o uso pessoal esporádico da internet durante o horário de trabalho é uma situação permitida se não atrapalhar o andamento dos trabalhos comerciais. Os funcionários podem pedir esclarecimentos de seus gestores em caso de dúvida.

No entanto, a empresa não permite o uso da internet para apoiar um negócio pessoal, para fins políticos, ou constranger a empresa e seus clientes. É inaceitável o acesso a sites pornográficos e de pedofilia. 

O acesso dos recursos de internet e e-mail corporativo são passíveis de monitoramento.

Ambientes Monitorados

Por questões de segurança, os ambientes internos e externos da empresa serão monitorados. Tal monitoramento pode ser realizado por meio de dispositivos de captação audiovisual ou tecnologias equivalentes mais recentes.

Uso das Mídias Sociais

A empresa respeita o direito dos funcionários a usar a mídia social para fins pessoais e profissionais.

Os funcionários são responsáveis por qualquer informação que publicam online.

Os funcionários são obrigados a:

Os funcionários não devem:

Meio Ambiente

A MSI respeita a legislação ambiental em todas as áreas, considerando a minimização de riscos e impactos ambientais. Procura ter equilíbrio e cuidado na utilização dos recursos naturais, combatendo formas de desperdício.

A MSI incentiva que seus colaboradores, fornecedores e parceiros que atuem alinhados a esses princípios.

Todos os colaboradores da MSI devem ter ação responsável com o meio ambiente, buscando soluções para que haja um consumo consciente de recursos na área, como utilizar folhas de rascunho (que não contenham informações confidenciais), imprimir frente e verso e visualizar a impressão antes de imprimir. Essa mesma iniciativa pode ser feita com outros recursos, como água e luz, por exemplo.

Ciência do Código de Conduta

Quando a empresa apresentar o código de conduta ao funcionário, ele deverá:

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